sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

II Regata Internacional, Viana do Castelo "Centro de Mar"

É já partir de amanhã e ao longo de todo o fim-de-semana que o estuário do rio Lima – Viana do Castelo, acolhe a II Regata Internacional de Fundo – Centro de Mar, na modalidade de Remo.

O evento é aberto à competição das duas embarcações “rainha” da modalidade: o shell de oito com timoneiro no sector masculino e o quadriscull no sector feminino, sendo o triunfo disputado nas categorias de absolutos e júniores.

Organizada pelo VRL - Viana Remadores do Lima, a segunda edição desta regata tem por ambição constituir-se como um dos principais eventos da modalidade de Remo na especialidade de Fundo (6.000 metros) da Península Ibérica. 
Em participação estarão 20 clubes, sete dos quais espanhóis e a generalidade dos clubes de remo portugueses, perfazendo 23 tripulações de Shell de 8 com timoneiro (masculino) e 16 tripulações de 4 X (feminino), num total de 271 atletas.
De entre os clubes participantes importa destacar a presença das fortes tripulações do Real Clube Labradores de Sevilha e Clube Náutico de Sevilha e também da Galiza, bem como os grandes do remo nacional, que nos últimos 4 anos têm dominado as competições nesta categoria de embarcações. Entre os principais candidatos às primeiras posições incluem-se o clube da casa, vencedor da edição do ano passado e a Associação Académica de Coimbra, recentemente vencedora da Head of The Douro.
Para além do prestígio e dos troféus estarão em disputa 1.450 euros em prize - money.



O figurino competitivo
Visando a promoção da modalidade e potenciar o espectáculo para quem assiste, o evento vai desenrolar-se em dois dias consecutivos. No sábado, dia 28, a partir das 10:40, realizam-se regatas de Sprint na distância de 400 m em frente ao Centro de Remo de Viana do Castelo. No dia seguinte, a partir das 11:00, tem lugar a regata de fundo disputada em circuito e em formato de contra-relógio, numa distância de 6.000 m, com saída e chegada em frente ao Centro de Remo. 

Centro de Mar
Esta regata nasceu no âmbito do projeto “Centro de Mar”, desenvolvido pelo município de Viana do Castelo em parceria com as colectividades locais que se dedicam à pratica e desenvolvimento dos desportos náuticos, nomeadamente o Surf, Canoagem, Vela e Remo. O “Centro de Mar” aposta no desenvolvimento da náutica de recreio, escolar, formativa e competitiva no concelho de Viana do Castelo.

A II Regata Internacional, Viana do Castelo "Centro de Mar" conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Crédito Agrícola, Intermarché Mazarefes, Sanitop, EG - Eletricidade Geral e Volvo – Triauto.

Acompanhe todos os detalhes do evento em www.vianaremadoresdolima.pt e em www.facebook.com/vianaremadoresdolima


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Workshop Técnico de Remo - Inscrições Abertas

Integrado na programação associada à Regata Internacional de Fundo, Viana do Castelo "Centro de Mar", a Federação Portuguesa de Remo, com o apoio Viana Remadores do Lima irá organizar um Workshop Técnico de Remo, conduzido pelo Dr. Eduardo Oliveira dedicado aos temas indicados no cartaz abaixo.
As inscrições estão disponíveis no seguinte formulário.

Notas:
1 - a inscrição é gratuita;
2 - esta acção não atribui créditos de formação contínua aos participantes.


Ligação para formulário de inscrição

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Académica repete triunfo na Head of the Douro

A Académica venceu pelo segundo ano consecutivo a "Head of the Douro Race" após bater num final emocionante a tripulação do Caminhense.

A partida foi dada em Gondomar pelas 15:30 e ao longo dos 6.600 metros que ligaram a partida à Ribeira onde estava instalada a "recta final" da "Head of the Douro" estiveram milhares de espectadores nas margens do Douro.
O rio transformou-se numa pista de remo com correntes e algumas curvas, sendo disputada em embarcações "Shell 8" com timoneiro, prova rainha de remo, cada uma com tripulação de 9 elementos, iguais às utilizadas na mundialmente conhecida regata entre as universidades de Oxford e Cambridge ao longo do Tamisa.

A formação de Caminha assumiu a liderança da regata na fase inicial embora com a Académica sempre por perto e na expectativa. Já perto da ponte do Freixo, sensivelmente a meio da regata, a Académica forçou o andamento e assumiu a liderança da regata para já não mais a perder.

Académica celebra a vitória na Ribeira e garante presença na Head of the River Race

Um pouco mais atrás a luta pela terceira posição foi animada com a tripulação A do Clube Naval Infante D. Henrique (3º) a lutar remada a remada com o Viana Remadores do Lima (4º). O Clube Fluvial Portuense esteve nesta luta pela terceira posição mas atrasou-se já nos metros finais para terminar na 5ª posição.

Recorde-se que os vencedores têm como prémio a ida a Londres para participar na "Head of the River Race", um dos mais antigos e emblemáticos eventos de remo mundiais que teve a primeira edição em 1926, surgindo com o pretexto de obrigar as tripulações a cumprir treinos mais longos durante o inverno, para prepararem convenientemente as Regatas de Verão (com 2.000m).

Académica no pódio da Head of the Douro
Resultados
Resultados Head of the Douro Race 2015