sábado, 7 de fevereiro de 2015

Académica repete triunfo na Head of the Douro

A Académica venceu pelo segundo ano consecutivo a "Head of the Douro Race" após bater num final emocionante a tripulação do Caminhense.

A partida foi dada em Gondomar pelas 15:30 e ao longo dos 6.600 metros que ligaram a partida à Ribeira onde estava instalada a "recta final" da "Head of the Douro" estiveram milhares de espectadores nas margens do Douro.
O rio transformou-se numa pista de remo com correntes e algumas curvas, sendo disputada em embarcações "Shell 8" com timoneiro, prova rainha de remo, cada uma com tripulação de 9 elementos, iguais às utilizadas na mundialmente conhecida regata entre as universidades de Oxford e Cambridge ao longo do Tamisa.

A formação de Caminha assumiu a liderança da regata na fase inicial embora com a Académica sempre por perto e na expectativa. Já perto da ponte do Freixo, sensivelmente a meio da regata, a Académica forçou o andamento e assumiu a liderança da regata para já não mais a perder.

Académica celebra a vitória na Ribeira e garante presença na Head of the River Race

Um pouco mais atrás a luta pela terceira posição foi animada com a tripulação A do Clube Naval Infante D. Henrique (3º) a lutar remada a remada com o Viana Remadores do Lima (4º). O Clube Fluvial Portuense esteve nesta luta pela terceira posição mas atrasou-se já nos metros finais para terminar na 5ª posição.

Recorde-se que os vencedores têm como prémio a ida a Londres para participar na "Head of the River Race", um dos mais antigos e emblemáticos eventos de remo mundiais que teve a primeira edição em 1926, surgindo com o pretexto de obrigar as tripulações a cumprir treinos mais longos durante o inverno, para prepararem convenientemente as Regatas de Verão (com 2.000m).

Académica no pódio da Head of the Douro
Resultados
Resultados Head of the Douro Race 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário