sexta-feira, 29 de maio de 2015

Três portugueses no Europeu de Remo Sénior

Arrancou esta manhã em Poznan, na Polónia, o Campeonato da Europa de Remo Sénior.

Três semanas volvidas desde a bem sucedida participação na Regata Internacional e da Taça do Mundo de Bled (o LM2x de Fraga/Coelho alcançou a prata em ambos os eventos e Nuno Mendes foi, respectivamente, 7º e 9º classificado) é chegado o momento de Nuno Mendes, Pedro Fraga e Nuno Coelho se testarem frente a uma concorrência de grande nível.

A competição arrancou esta manhã com a disputa das Eliminatórias e prossegue até Domingo com a disputa das Finais A.

O pódio da Taça do Mundo de Bled, com Pedro Fraga e Nuno Coelho

Hoje, o primeiro a competir foi Nuno Mendes (em LM1x) que se classificou na quarta posição e que assim disputará ao início da tarde a repescagem que lhe poderá garantir o acesso à fase seguinte.

Seguiram-se Pedro Fraga e Nuno Coelho (em LM2x) que se classificaram na segunda posição na sua eliminatória, garantindo assim a disputam da Semi-Final A/B amanhã de manhã.

Resultados LM1x
Resultados LM2x
Lista de participantes nas Semi-Finais LM1x
Lista de participantes nas Semi-Finais A/B LM2x

Participações na Repescagem LM1x

[editado às 15:30 de 29/05/2015]
Já esta tarde, Nuno Mendes competiu na repescagem onde alcançou o terceiro lugar, garantindo assim um lugar entre o lote de 12 atletas que amanhã a partir das 09:00 disputam as duas semi-finais A/B. 


[fim de edição]


Os principais candidatos
Classe LM2X (Double Scull de Pedro Fraga e Nuno Mendes)

Vão estar em competição 14 doubles. Entre eles muitos dos principais nomes do universo de pesos ligeiros. A dupla francesa composta por por Stany Delayre e Jeremie Azou, depois do domínio evidenciado em 2014, surge como natural candidata ao triunfo. Apesar desse domínio o título mundial da passada temporada acabou por ir para a África do Sul.

A Holanda apresenta-se com os gémeos Muda, Tycho e Vincent, que saíram de Bled como vencedores e esperam dar sequência a esse desempenho alcançado mais uma medalha em Poznan.

A Grã-Bretanha apresenta nestes Europeus a maior comitiva de sempre, sinal da aposta forte que cada vez mais selecções fazem nesta competição. No caso do LM2x os britânicos apresentam uma nova combinação: o medalhado olímpico Richard Chambers junta-se a Will Fletcher que já no ano passado esteve neste barco com Jamie Kirkwood. A conseguirem transformar em bom entendimento o currículo que cada um apresenta constituem-se como sérios candidatos às medalhas.

Outros dos presentes são os Campeões do Mundo 2013, os noruegueses Krostoffer Brun e Are Strandli. Sempre regulares nunca podem ser descartados do lote de favoritos.

Neste universo de candidatos às primeiras posições deve ser também colocada a dupla portuguesa. Vindos de desempenhos muito animadores na Regata Internacional de Piediluco, onde foram terceiros, e também em Bled onde foram segundos tanto na Regata Internacional como na Taça do Mundo, Fraga e Coelho vão fazer tudo para se classificarem no Top8 para dessa forma manterem o Double Scull no programa de preparação olímpica do COP.

Entre os demais candidatos às primeiras posições incluem-se os irmãos O’Donovan, da Irlanda.

Eliminatórias LM2x - Lista de inscritos

Classe LM1x (Skiff de Nuno Mendes)

Vão estar em competição 17 skiffs. Entre eles está o Campeão Olímpico do LM2x, Mads Rasmussen, que continua a cumprir o seu percurso de regresso à competição. Se ele e seu companheiro Rasmus Quist vão regressar em breve ao Double, continua por saber. Mas uma coisa é certa Rasmussen tem um enorme talento e é um dos candidatos ao triunfo. 

Outros dos grandes favoritos é o esloveno Rajko Hrvat. Ele ficou com a prata na primeira Taça do Mundo e parece estar em excelente forma. Quem o bateu em Bled foi o bulgaro Nedelcho Vasilev, que assim se perfila também como candidato às primeiras posições.

Um nome novo para o lote de favoritos é o de Zak Lee-Gree que saiu vencedor de Essen já este ano e fez um top 10 no campeonato do mundo da época passada. 

Nuno Mendes é um atleta com grande experiência que poderá oferecer uma réplica à altura da maioria dos seus adversários pelo que deve ser sempre considerado como um candidato à Final A.

Eliminatórias LM1x - Lista de inscritos

Todos os detalhes do evento podem ser acompanhados no site da FISA.

Sem comentários:

Enviar um comentário